O SENTIDO DE CUIDAR E EDUCAR AS CRIANÇAS

Figura: Google Imagens
Ana Maria Louzada

O modo como cuidamos e educamos as crianças revela a nossa concepção de cuidar e de educar, e em especial como concebemos o ser criança e as múltiplas infâncias.

Cuidar envolve ação de Educar, assim como Educar pressupõe cuidados importantes no processo de formação das crianças.

Cuidar das crianças exige Educação e Diálogo. Por isso, não podemos perder de vista os cuidados que devemos ter com os nossos exemplos. Exemplos de quem de fato está cuidando. Precisamos ter cuidados com o jeito como abordamos determinados assuntos, bem como, cuidados para não exigirmos das crianças, atitudes e ações que não correspondam aos tempos espaços da infância.

Cuidar nessa perspectiva significa ir além dos atos de tomar conta, de alimentar na hora correta, de garantir a higiene necessária, mesmo que todos esses cuidados sejam primordiais para o seu pleno desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

Ressaltamos nessa reflexão a importância dos cuidados que educam. Do sentido de cuidar e educar crianças que produzem conhecimentos, histórias e culturas. Crianças que não recebem passivamente as nossas orientações. Crianças que exigem novos modos de educação.

Por isso, precisamos cuidar e educar as crianças de forma que possam compreender sim, a necessidade de bons hábitos alimentares e de higiene, mas também, que compreendam a necessidade de boas atitudes em nosso cotidiano. Atitudes  que envolvem respeito ao próximo, solidariedade, amizade e ética. Só assim, poderão viver a plenitude da infância.

Daí a importância de bons exemplos por parte de quem está cuidando e educando. Esse modo de cuidar e educar exige diálogo, atenção e orientação cotidiana com bons exemplos, é claro!

Como estamos cuidando e educando as crianças com as quais convivemos?
_____________________________________________

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER ...

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da rotina nos primeiros dias de inserção das crianças pequenas na escola

A ROTINA NA HORA DE DORMIR PARA O BEM ESTAR DAS CRIANÇAS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE...