Pular para o conteúdo principal

CRIANÇAS E FAMÍLIAS... JUNTAS NA ORGANIZAÇÃO DA ROTINA E DO CANTINHO DE ESTUDOS


A importância da organização do tempo e espaço de estudos em casa para as crianças.


Não adianta apenas dizer para as crianças sobre a necessidade de estudar, é fundamental organizar com elas uma rotina de atividades que garanta brincar, estudar, e ainda, realizar outras atividades como natação, balé, basquete, etc.


Como as crianças precisam de orientação sobre a sua rotina diária e sobre a organização do cantinho de estudos, seguem algumas dicas importantes.

1. Planeje com as crianças as atividades do dia

 

 

Organize com as crianças um calendário com as suas atividades diárias para cada dia da semana. Do momento em que acorda até o momento em vai dormir. Assim, elas vão construindo o conceito de tempo e você vai ter uma dimensão do seu dia, para não sobrecarregá-la.


É importante nessa rotina diária reservar um horário para estudar em casa. Nesse horário a criança fará as atividades escolares que foram designadas para casa. 

 

Comece com um tempo específico que vai ser necessário para fazer os “deveres de casa” e aos poucos vai aumentando esse tempo de modo que elas possam revisar conhecimentos estudados, ler bons livros de literatura, assistir a um filme instrutivo, etc.

 

2. Rotina de estudos com dias da semana e horários definidos


 

Ajude a criança a verificar quais tarefas e conhecimentos serão trabalhados nas próximas semanas e divida as atividades para cada dia da semana, sempre orientando para que elas percebam as prioridades.

Quanto maior a regularidade dos horários, melhor para a apropriação dos conhecimentos.

Assim, você estará ajudando a criança a organizar seu plano de estudo.
 

3. Plano de Estudos


Monte uma tabela semelhante ao horário escolar. Marque em cada dia os conhecimentos que precisam estudar. Os livros que gostariam de ler, os filmes que desejam assistir, os brinquedos e jogos que pretendem brincar também devem entrar nessa lista.

Lembre-se que os livros, filmes e jogos devem ter relação com os conhecimentos a serem estudados. Depois você pode trocar ideias com as crianças, afinal essa é uma das funções da família na formação das crianças.

4. Organizando as pastas, cadernos e arquivos de anotações.


Oriente a criança a ticar na tabela de estudos cada tarefa realizada.

Ajude-a organizar as pastas, cadernos e arquivos de estudos de modo que ela gaste menos tempo procurando anotações antigas.

A criança precisa aprender a destacar o que não foi feito no período determinado, para seja realizado em outro horário, construindo assim, a atitude de gastar menos tempo procurando anotações e colocar as atividades planejadas em dia.

5. Pausas e intervalos de descanso são fundamentais

 

 

Não é proveitoso exigir que as crianças façam todas as atividades necessárias de uma só vez. Nada de estudar horas a fio, sem fazer uma ou outra pausa.

 

Por isso, ao organizar com ela o momento de realização dos estudos, é fundamental que a cada período de 50 minutos ela possa descansar de 10 a 15 minutos. Se o plano for bem organizado ela vai adiantando tarefas, não deixando acumular para a véspera de entrega. Assim, a sua concentração será bem melhor.

 

Nesses intervalos pode ver um filme, lanchar, brincar com um jogo... Mas fique atentos(as) para que elas não se dispersem e esqueçam das tarefes programadas.


6. A organização do espaço: o cantinho de estudo

 

 

Esse ambiente deve ser planejado e organizado com a criança e depois deve ser mantido limpo e organizado sempre com a sua participação. Não se deve delegar para elas e exigir a manutenção do mesmo sem a nossa parceria diária enquanto adultos. A criança aprende fazendo junto. Aprende também observando com os adultos se comportam nos ambientes da casa. Por isso, ao educar uma criança precisamos reconhecer que um bom exemplo vale por mil palavras...


Um ambiente saudável exige: espaço que garanta a concentração, bom luminosidade, ótima ventilação e que também seja confortável.


Nada de muitos materiais no entorno... É fundamental que esteja à mão os materiais necessários: lápis, borracha, canetinha, caneta, cola, tesouras, revistas velhas, etc.


O quadro com a rotina pode ficar exposto no cantinho para facilitar a visualização da criança.


Os jogos, livros e outros materiais necessários para o aprimoramento dos conhecimentos a serem revisados devem ficar ao alcance das crianças no referido cantinho.



Gostou das Dicas?
Rotina bem planejada e cantinho organizado com as crianças... tem mais chance de dar certo...

Como você deve ter observado, não é difícil educar uma criança... Educação e Diálogo é a chave do sucesso! 

REFERÊNCIAS
http://educarparacrescer.abril.com.br; https://www.soumae.org; Mundo das Tribos; http://itmae.uol.com.br; https://br.pinterest.com/explore/quadros-de-tarefas-infantis; Mil dicas de mãe; dicachic.com.br; Mãe bacana; https://www.thony.com.br/blog/cantinho-de-estudos-da-garotada; Blog da Revista Travessura;Conversinha de Mãe; Casa e Jardim; https://br.pinterest.com/krisnita/organiza

Você também pode gostar de...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ROTINA NA HORA DE DORMIR PARA O BEM ESTAR DAS CRIANÇAS

A ROTINA NA HORA DE DORMIR PARA O BEM ESTAR DAS CRIANÇAS
Por Ana Maria Louzada[1]
Dormir mal tem prejuízos para o desenvolvimento das crianças e para a qualidade do seu humor.
No post anterior, discutimos sobre a importância do ciclo completo do sono, isto é, uma boa noite de sono propicia um dia bem humorado.

Um sono tranquilo ajuda no seu desenvolvimento intelectual, emocional e social, com implicações significativas no seu bem estar ao longo do dia.

Nesse post vamos destacar sobre os cuidados com a rotina antes da hora de dormir, bem como sobre a necessidade de orientações, mediações e acompanhamento diário, para que as crianças possam aprender sobre os benefícios do sono.

As orientações na organização da rotina devem iniciar desde a mais tenra idade, sempre com o cuidado de considerar que à medida que as crianças crescem, elas exigem mediações adequadas ao período da infância que estão vivendo.
Isso porque, a rotina precisa ter conexão com os tempos (horários) e com o tempo da infânci…

VOCÊ SABE O QUE É PRECISO PARA EDUCAR AS CRIANÇAS?

O SONO É BOM PARA O BOM HUMOR DAS CRIANÇAS