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QUEM SOU EU?

Ana Maria Louzada
Coordenadora do Blog Família Amiga: Educação e Diálogo

Sou Mãe, Educadora e Escritora.

Como Mãe e Educadora procuro refletir sobre o reconhecimento da criança como sujeito de direito.

Como escritora procuro registrar as experiências vividas.

Mas não basta registrar... É importante compartilhar as descobertas que tenho realizado ao longo da minha vida.

É com esse propósito que gerencio esse blog... Cujo objetivo principal é dialogar com as famílias e educadores(as).

Inscreva-se e acompanhe as nossas reflexões e orientações.

Atenciosamente
Ana Maria Louzada
Mestre em Educação/UFES
Consultora em Educação
Orientadora Educacional
Autora de vários livros e artigos.
Faço Palestras sobre temas Educacionais, Motivacionais e espirituais para Secretarias de Educação, Escolas, Faculdades, Famílias, Comunidades, etc.

CONTATO
E-mail: amlouzada1@gmail.com
Site: http://amlouzada10.wixsite.com/palestrante/contato

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Por Ana Maria Louzada[1]
Dormir mal tem prejuízos para o desenvolvimento das crianças e para a qualidade do seu humor.
No post anterior, discutimos sobre a importância do ciclo completo do sono, isto é, uma boa noite de sono propicia um dia bem humorado.

Um sono tranquilo ajuda no seu desenvolvimento intelectual, emocional e social, com implicações significativas no seu bem estar ao longo do dia.

Nesse post vamos destacar sobre os cuidados com a rotina antes da hora de dormir, bem como sobre a necessidade de orientações, mediações e acompanhamento diário, para que as crianças possam aprender sobre os benefícios do sono.

As orientações na organização da rotina devem iniciar desde a mais tenra idade, sempre com o cuidado de considerar que à medida que as crianças crescem, elas exigem mediações adequadas ao período da infância que estão vivendo.
Isso porque, a rotina precisa ter conexão com os tempos (horários) e com o tempo da infânci…

COMBINADOS, QUANDO DIALOGADOS TRANSFORMAM RELAÇÕES ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS

Ana Maria Louzada[1]
Temos ouvido ao longo dos tempos, que fazer combinados com as crianças é de extrema importância em sua formação. 
Sim! Concordamos, pois ao inserirmos as crianças em práticas de discussões e reflexões estaremos contribuindo com o processo educativo das mesmas.
No entanto, o que mais observamos são combinados unilaterais. Os adultos ditam as normas e as crianças obedecem. São pseudo-combinados, tendo em vista que não se oportuniza o diálogo sobre as questões em voga. Tipo: “hoje nós vamos à pracinha, mas você não pode correr, não pode isso... não pode aquilo e não...não e não. Combinado?”
Dessa forma, o que estamos de fato fazendo é ditando as normas a serem cumpridas e não combinando com as crianças as atitudes que precisam ser vivenciadas no decorrer do passeio. 
Melhor seria: “Hoje vamos à pracinha. Vocês já conhecem o melhor espaço para brincar? Para que possamos aproveitar o nosso passeio precisamos combinar algumas coisas...” E assim, permitir que as crianças expr…

VOCÊ SABE O QUE É PRECISO PARA EDUCAR AS CRIANÇAS?